DIVERSIDADE

CLIPPING

EDITORIAL

Por que uma advocacia preocupada com direitos humanos pode produzir mudanças sociais e empresariais revolucionárias?

Por Fádia Yasmin Costa Mauro[1]

Sempre sou questionada, enquanto advogada atuante em bancas civilistas e empresariais, como realizar a inclusão de temas de direitos humanos na prática, como incorporar a leitura acadêmica de proteção dos mais vulnerabilizados, na busca por uma mudança social efetiva e pragmática, em ambientes considerados elitizados.

A realização de uma advocacia humanizada e empática sempre foi algo que me moveu. Acredito que, como profissionais, precisamos ser capazes de olhar para além dos contratos e dos litígios; precisamos enxergar as pessoas que formam as empresas, suas famílias e suas demandas de uma forma personificada.

Ao longo dos anos de advocacia, percebi que, quanto mais individualizada nossa percepção sobre os sujeitos componentes das relações humanas e sociais, mais chances temos de produzir resultados satisfatórios aos clientes, os quais, por sua vez, refletem mudanças significativas nas bancas advocatícias empresariais, transformando esses ambientes em espaços mais inclusivos, diversos e vanguardistas.

A preocupação com a inserção de temas de direitos humanos, mesmo em se tratando de espaços onde a advocacia empresarial predomina, é uma urgência. Há um mundo que progressivamente clama por diversidade, inclusão e que rechaça com maior veemência, estruturas dominantes como machismo, racismo e capacitismo, em prol de um cenário em que pessoas não precisem ser discriminadas em razão do gênero, raça, classe e deficiência, seja na esfera íntima dos indivíduos, seja nos espaços sociais que compõem as relações humanas e de comunidade.

Realizar advocacia a partir de um enfoque de direitos humanos, seja em temas como responsabilidade civil, contratos, em demandas relacionadas a direito de família e sucessões, entre tantos outros afetos ao dia-a-dia de um escritório de advocacia empresarial; permite empreender mudanças sociais importantes, dentro e fora desses sistemas, como o avanço na realização de equidade de gênero, a inclusão de pessoas com deficiência e o reconhecimento de sua capacidade de existência, o combate a formas de discriminação historicamente produzidas pelo direito, entre tantas outras situações capazes de girar as engrenagens estruturais de forma positiva para grupos vulnerabilizados.

A necessidade de adotar um enfoque de direitos humanos traduz, igualmente, um imperativo do próprio mercado, tendo em vista que o processo de internacionalização de práticas corporativas, nelas incluídas os departamentos jurídicos ou eventuais serviços jurídicos contratados, passa a exigir cada vez mais uma atuação que esteja em conformidade com standards que não mais se satisfazem apenas com o viés econômico, e que reclamam a inclusão, na maior medida possível, do fator humano.

Pensar a advocacia a partir da lente dos direitos humanos, portanto, proporciona a realização de mudanças na esfera humana e social, inclusive na produção de teses relevantes, capazes de produzir transformações políticas, econômicas e empresariais revolucionárias.

É inadiável pensar e empreender o olhar de direitos humanos em nossas práticas empresariais. Elas não só nos permitem uma aproximação com nossos clientes atuais e com outros players do mercado; como também realizam uma transformação social nos espaços de poder, nos colocando como protagonistas de um futuro possível, um futuro inclusivo e equânime para todos nós.

[1] Advogada na Banca cível e empresarial do escritório Fonseca Brasil Advogados e Doutoranda em Direitos Humanos de Grupos Vulneráveis pelo Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará.

Vagas, benefícios e proteção aos LGBTQIA+ promovem diversidade em empresas

28 de junho de 2021

Por 12 anos, o executivo de recursos humanos Nicolas…

Diversidade é um caminho sem volta em um mundo cada vez mais conectado

24 de junho de 2021

Nossos preconceitos estão em um lugar quase inacessível, que visitamos raramente, e isso precisa…

Ampliar a diversidade entre funcionários vira meta entre executivos

22 de junho de 2021

Segundo a consultoria GPTW, 88% das companhias consideradas as melhores…

A look at diversity and racism in Canada

21 de junho de 2021

AGAINST the backdrop of the London, ON, attack that targeted and killed a Muslim family, the deep pain associated with revelations…

Universo gamer cresce a cada ano e abraça a diversidade

25 de junho de 2021

Conheça histórias de superação de jogadores, streamers e narradores que…

Diversidade é uma força e uma vantagem competitiva para as empresas

22 de junho de 2021
Tema foi debatido pela presidente da Fundação Barack Obama, Valerie…

More diverse CEOs critical for Canada's economic growth, says federal Small Business Minister

21 de junho de 2021
Minister of Small Business Mary Ng delivered a call to action to Canadian…

Por diversidade, recrutadores relaxam exigência do diploma

18 de junho de 2021
Empresas já abrem mão de ensino superior, em especial para vagas de tecnologia. A preocupação de uma…

Canada celebrates diversity in June

17 de junho de 2021

The month of June highlights diversity in Canada. In Canada, June is National Indigenous History Month, Italian Heritage Month, Portuguese …

Connaissez-vous les drapeaux de la diversité LGBTQ+?

01 de junho de 2021
Nous connaissons tous le drapeau arc-en-ciel, symbole de la Fierté. Depuis sa création à la fin des années 1970, des communautés…

Lidere a diversidade

19 de maio de 2021
Equipes de empresas, organizações sociais e três poderes precisam refletir a diversidade da sociedade brasileira. A conversa sobre diversidade não é novidade…

Including everyone helps all of us

13 de maio de 2021

Governor Tiff Macklem explains why including people from all backgrounds is good for the Bank of Canada and the entire economy…

Conheça mais sobre a Comissão de Diversidade da CCBC

Entre em contato com o Departamento Comercial da CCBC

X