O que as empresas canadenses esperam dos profissionais brasileiros

Quem nunca ouviu dizer que o Canadá está à procura de brasileiros para trabalhar? Informações como essa ajudaram a criar a fama – verdadeira, vale destacar – de uma nação reconhecida por ser incrivelmente aberta a imigrantes. Até porque uma das melhores formas de receber estrangeiros é criar um ambiente favorável para que encontrem uma oportunidade de trabalho.

“Os canadenses identificam nos brasileiros em geral características como facilidade de adaptação à nova cultura, perseverança e criatividade para resolver problemas”, observa Thais Rose, cofundadora da Join Us. A consultoria em gestão de pessoas é especializada no mercado de Tecnologia da Informação, um dos mais aquecidos na América do Norte. Além de orientação de carreira e projetos para empresas, a Join Us encaminha profissionais para processos seletivos realizados por organizações canadenses.

Entre os pré-requisitos para se habilitar a uma vaga, os candidatos precisam apresentar domínio do idioma local, passar por uma análise de competências, identificar-se com a cultura da região onde vai morar e a cultura da empresa que oferece a oportunidade. A Join Us oferece também orientação e capacitação aos candidatos que não se sentirem ainda confiantes para entrarem nos processos seletivos.

Nem todos os trabalhos, porém, exigem do profissional uma mudança de país, podendo ser realizados remotamente. “Temos o caso de uma pessoa que precisou passar um tempo no Nepal e fez parte do serviço lá. Ela agora está no Brasil e vai se mudar para Londres, onde continuará a trabalhar para os canadenses”, conta Thais.

Recomendações para quem deseja trabalhar em empresas do Canadá

Por mais que muitas notícias falem de vagas para brasileiros no Canadá, o que as empresas locais buscam são profissionais competentes, independente da nacionalidade. A Join Us é associada da CCBC há dois anos e já participou de iniciativas como o Canada-Brazil Alumni Workshop, evento em que Thais explicou como os profissionais podem destacar adequadamente sua experiência internacional em seus currículos e nas entrevistas de emprego.

Confira algumas dicas para obter sucesso em processos seletivos para empresas canadenses:

Esteja preparado para falar sobre o seu trabalho: empresas canadenses não costumam perguntar sobre o que você gosta de fazer no fim de semana, nem sobre detalhes de sua vida pessoal. A conversa gira em torno da sua qualificação.

Compromisso com a pontualidade: não adianta ligar para avisar que vai atrasar um pouquinho, você perde pontos mesmo assim. Se o culpado for o trânsito, o candidato deveria ter saído mais cedo para evitá-lo. Horário é sagrado.

Seja objetivo: a cultura latina é reconhecida por contar histórias, contextualizar. Os canadenses são mais diretos ao ponto. Entenda a pergunta do seu entrevistador e responda o que ele perguntar.

Não subestime nem superestime suas conquistas: seja específico em relação ao seu papel em um projeto. Você foi um dos participantes ou foi o líder? Se foi o líder, liderou o projeto inteiro ou apenas um módulo? Dar a medida exata da sua atuação ajuda a ser contratado e a construir relacionamentos duradouros.

Esteja preparado para falar no vídeo: como o contratante está do outro lado do planeta, os processos seletivos costumam começar via webcam. Se ainda não tem, o candidato precisa criar familiaridade com esse recurso.

X