Rede solidária contra a Covid-19

CCBC e associadas lançam ações para ajudar o país no momento em que aumentam casos de infecção

Por Sérgio Siscaro

A disseminação do novo coronavírus criou uma situação que penaliza de forma mais intensa as populações mais carentes do país, além de pressionar o sistema público de saúde além de sua capacidade de atendimento. Por conta disso, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) está adotando iniciativas que buscam contribuir no combate ao novo coronavírus.

Uma delas é a campanha CCBC Solidária, por meio da qual é viabilizada a distribuição de cestas básicas a comunidades em situação de vulnerabilidade social. Cada participante dos eventos virtuais promovidos pela Câmara tem a opção de adquirir um ingresso solidário, e esses recursos são prontamente direcionados à compra de cestas básicas. A iniciativa – realizada em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), responsável pela distribuição dos produtos – já havia possibilitado, até o final de maio, a doação de 1,6 tonelada de cestas básicas.

Outra iniciativa é bastante crucial no momento em que se espera um aumento no número de casos de infecção pelo novo coronavírus. A CCBC está contribuindo financeiramente para a produção do ventilador pulmonar OPA-01, da associada Empathy Company. Trata-se de um suporte respiratório emergencial de baixo custo, destinado a hospitais que atendem a pacientes da Covid-19.

O projeto, que conta com a participação de diversas empresas, permitirá a produção dos equipamentos em larga escala – o que é extremamente importante no momento atual, quando diversos hospitais da rede pública são afetados pela superlotação de leitos e a falta de equipamentos.

Iniciativas solidárias

As empresas associadas da CCBC também vêm adotando uma série de iniciativas que buscam minimizar as dificuldades trazidas pelo novo coronavírus, tanto no Brasil quanto no Canadá. Independentemente do ramo de atividade, diversas companhias buscam contribuir no combate à Covid-19 – seja por ações concretas ou pelo compartilhamento de informações, estudos e análises que ajudem a entender melhor os impactos da crise sanitária atual.

Algumas dessas iniciativas são as seguintes:

  • Air Canada: Companhia aérea canadense expande oferta de voos cargueiros, a fim de transportar centenas de toneladas de equipamentos médicos, EPIs, produtos farmacêuticos e bens de consumo. As rotas incluem cinco novos destinos na América do Sul e na Europa.
  • Ancar Ivanhoe: Rede de shopping centers instala serviço de drive-thru para lojistas, estimulando os consumidores a fazerem suas compras via internet e retirarem os produtos com segurança.
  • Bombardier: A empresa canadense transformou um jato executivo, produzido para um cliente da Finlândia, para que pudesse atuar em missões humanitárias durante a crise da Covid-19.
  • Genetec: Solução de monitoramento permite às empresas acessarem seus sistemas de segurança para determinar o número de pessoas, visualizar dados e gerenciar regras de densidade de ocupação em suas instalações ou lojas – contribuindo assim para o distanciamento social e a contenção dos casos de contaminação.
  • IBI Group: Empresa produz EPIs para profissionais da saúde no Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.
  • Kinross: Mineradora destina R$ 2,5 milhões para o combate à Covid-19, por meio da compra de 6 mil kits de testes rápidos para o sistema de saúde de Paracatu (MG), da doação de recursos para que a prefeitura local possa efetuar exames de comprovação da contaminação pelo novo coronavírus, e da participação em processo de compra de respiradores hospitalares.
  • Klabin: Área de P&D da companhia, em parceria com o Instituo Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras, desenvolve a produção de álcool gel a partir da celulose microfibrilada (MFC) – o que reduz os custos de produção.
  • McCain Foods: Para contribuir ao combate à insegurança alimentar trazida pela Covid-19, a empresa doou cerca de 9 mil toneladas de batatas para o Food Banks Canada, o Second Harvest e outras organizações canadenses.

 Informação estratégica

Além dessas iniciativas, diversas associadas buscaram contribuir por meio de artigos ou análises nas quais debatiam possíveis impactos da crise:

Monitoramento constante

A CCBC também acompanha de perto a disseminação do novo coronavírus, tanto no Brasil quanto no Canadá. O Clipping Brasil-Canadá Covid-19 é um boletim que traz os principais desdobramentos da pandemia, além de noticiar iniciativas adotadas por associados nos dois países. E em diversos webinars a Câmara tem analisado o assunto com profundidade, atuando como um importante fórum de debates sobre o cenário pós-Covid-19 em múltiplos setores das economias brasileira e canadense, e ajudando as empresas de ambos os países a se prepararem à nova realidade.

X