(Horário de Brasília)A era da Bioinformática: seu potencial e suas implicações no processamento genético" />
Escolha uma Página

november, 2021

25nov19:0020:30Das 19h às 20h30 (Horário de Brasília)A era da Bioinformática: seu potencial e suas implicações no processamento genético

Detalhes do Evento

O campo da Bioinformática contribuiu com avanços incríveis na compreensão do genoma humano. Agora somos capazes de modificar a estrutura genética dos organismos vivos. De fato, uma das principais invenções dos últimos anos é a tecnologia CRISPR-Cas9, uma ferramenta simples, mas poderosa, que possibilita a edição de genomas  – o que permitiria o tratamento de doenças genéticas.

A Bioinformática tem desempenhado um papel essencial em todas as fases de detecção, análise e classificação de sistemas CRISPR. Nesta apresentação, essa tecnologia será utilizada como um exemplo para representar os problemas subjacentes à Bioinformática e as ferramentas algorítmicas desenvolvidas para a predição de genes, alinhamento de sequências, identificação de motivos ou inferência filogenética.

 

Nadia El-Mabrouk

A Dra. El-Mabrouk é professora titular da Universidade de Montreal e possui um doutorado em Ciência da Computação Teórica. Sua área de pesquisa é a Biologia Computacional. Suas principais investigações estão relacionadas ao desenvolvimento de métodos algorítmicos e matemáticos na perspectiva da genômica comparada.

Time

(Thursday) 19:00 - 20:30

X