(Horário de Brasília)De uma pandemia a outra, como combater a crescente resistência antimicrobiana aos medicamentos?" />
Escolha uma Página

november, 2021

22nov19:0020:30Das 19h às 20h30 (Horário de Brasília)De uma pandemia a outra, como combater a crescente resistência antimicrobiana aos medicamentos?

Detalhes do Evento

A introdução dos antibióticos na prática clínica em meados do século passado mudou a dinâmica da medicina e salvou inúmeras vidas. No entanto, a resistência aos antimicrobianos tem aumentado constantemente, e agora nos encontramos diante da possibilidade de um retorno à era pré-antibiótica.

Serão discutidas as principais razões para o aumento da resistência antimicrobiana e as estratégias para conter essa ameaça à saúde da população. Os pesquisadores da Universidade de Montreal estão na vanguarda desse trabalho. Assim, haverá a apresentação de uma visão geral dos resultados da pesquisa.

Christian Baron
Professor titular do Dep. de Bioquímica e Medicina Molecular da Universidade de Montreal desde 2008. Obteve seu doutorado em Microbiologia pela Universidade de Munique, na Alemanha, em 1993, e posteriormente completou uma bolsa de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. Desde 2008, coordena o Departamento de Bioquímica e Medicina Molecular da Universidade de Montreal. Sua pesquisa concentra-se nos mecanismos moleculares da virulência bacteriana visando encontrar melhores tratamentos para doenças infecciosas e combater o crescimento da resistência aos antibióticos. O prof. Baron também está interessado na interação do vírus SARS-CoV-2 com células humanas e na análise do metabolismo do enxofre bacteriano em ambientes de mineração. Foi Vice-Reitor de Pesquisa e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal entre junho de 2015 e agosto de 2020.

Time

(Monday) 19:00 - 20:30

X